Desvario opressor: imaginário neopentecostal em conflito com a prática pedagógica

Autores/as

  • Roberto Silva da Silva Universidade Federal de Santa Maria
  • Valeska Fortes de Oliveira

Palabras clave:

neopentecostalismo, instituição do imaginário, ideologia, imaginário hegemônico

Resumen

“O desvario opressor: imaginário neopentecostal em conflito com a prática pedagógica” parte de uma situação ordinária de escola básica resultante de uma conjuntura sócio-político-religiosa ocorrida com o autor em seu cotidiano. O novo contexto capitalista das duas primeiras décadas do século XXI reestruturou os extratos sociais. As novas relações de trabalho deprimem extratos inteiros e estes são amplamente cooptados pelo discurso da Teologia da Prosperidade e o pacote cultural que o acompanha. Para entender como a instituição imaginária neopentecostal cria uma guerra santa sectária que se impõe à sua práxis, é proposta uma análise à luz dos conceitos de legein e theukein, desenvolvidos por Cornelius Castoriadis, na formação e promoção de um embate maniqueísta. A amostra é o discurso de uma pastora específica: Damares Alves. A escolha desta se dá pela coincidência no uso de uma obra literária como front de sua batalha religiosa: Evocação, de Márcia Kupstas, livro utilizado pelo professor-autor para promover a leitura junto aos estudantes de sétimo ano do Ensino Fundamental. Cria-se um campo de batalha esquizofrênico, colocando o educando como uma Ismália entre duas luas: a do céu e a do mar, gerando a confusão e conflito que a própria pastora denuncia. O combate não é religioso, mas ideológico.

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Biografía del autor/a

Roberto Silva da Silva, Universidade Federal de Santa Maria

Mestrando em Educação (PPGE-UFSM)

Publicado

2020-09-08

Cómo citar

da Silva, R. S., & Fortes de Oliveira, V. (2020). Desvario opressor: imaginário neopentecostal em conflito com a prática pedagógica. Políticas Educativas – PolEd, 13(2). Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/Poled/article/view/107365