Edições anteriores

  • Tradução Poética em suas Múltiplas Dimensões
    v. 4 n. 1 (2013)

    Para um tradutor, poesia, ficção e a arte em geral tendem a transformar-se em experiências transculturais. A matéria que precisa ser traduzida não são somente as palavras, mas todo o universo de ressonâncias e conotações culturais, as atmosferas sensíveis  e a aura vibrante evocadas pelas constelações singulares das palavras. Acertar essa vibração estética envolve não somente o conhecimento da cultura, da história e do contexto específico nos quais a obra se insere, mas ainda uma delicada negociação com a sensibilidade e as posturas culturais dos leitores na língua de recepção.
  • Literatura e Cultura da Antiguidade e sua Recepção em Épocas Posteriores
    v. 3 n. 2 (2012)

    O atual número de Philia&Filia reúne artigos sobre a tragédia, o épico e a poetologia da Antiguidade grega, focando ora a história da recepção da tragédia, ora os vínculos entre tragédia, épica e eticidade na poesia clássica e nos seus renascimentos posteriores.
  • Literatura e Cultura dos Séculos XVI ao XVIII
    v. 3 n. 1 (2012)

    Esse volume terá um Dossiê focando o tema Literatura e Cultura dos Séculos XVI ao XVIII, suas interfaces com a arte, a filosofia e a cultura em geral.
  • O Mal-Estar na Cultura e na Sociedade
    v. 2 n. 2 (2011)

    A quarta edição da revista Philia&Filia é dedicado ao tema “O Mal-Estar na Cultura e na Sociedade" – visões caleidoscópicas das instabilidades da vida contemporânea. As contribuições são o resultado de um evento que se desdobrou ao longo do ano 2010 com abordagens multidisciplinares que abriram perspectivas diversas – e inusitadas – sobre  a questão do mal-estar, tal como foi visto por Freud no início do século XX e tal como o vemos hoje.

  • O Mal-Estar na Cultura e nas Artes
    v. 2 n. 1 (2011)

    A terceira edição da revista Philia&Filia é dedicado ao tema “O Mal-Estar na Cultura e nas Artes – visões caleidoscópicas das instabilidades da vida contemporânea. As contribuições são o resultado de um evento que se desdobrou ao longo do ano 2010 com abordagens multidisciplinares que abriram perspectivas diversas – e inusitadas – sobre  a questão do mal-estar, tal como foi visto por Freud no início do século XX e tal como o vemos hoje.

  • A Obra de J. M. Coetzee
    v. 1 n. 2 (2010)

    Esse volume apresenta um Dossiê sobre a obra de J. M. Coetzee. Os artigos apresentam como temática central a obra de Coetzee, apresentando relações com autores do século XX. A revista também possui uma seção de resenhas e uma seção Notas e Notícias que apresenta ensaios e relatos sobre eventos culturais artísticos.
  • Mutações do Conhecimento: O Renascimento do Homem Moderno
    v. 1 n. 01 (2010)

    Tanto o Renascimento quanto nossa época atual são momentos de transição e conquista de novas fronteiras. Não somente no espaço cultural, como também nos campos científico, jurídico e político. Não é artificial compararmos a invenção da imprensa com as inovações digitais ou as descobertas das Américas com a globalização. Vivemos hoje transformações que têm uma estrutura comparável às do Renascimento e que acarretam desafios semelhantes. Estes surgem de modo multifacetado em áreas tão diversas quanto a ciência e a economia, a literatura e a arte, a filosofia, o direito e a música. Este primeiro número de Philia&Filia, dedicado ao tema “Mutações do Conhecimento: O Renascimento do Homem Moderno”, propõe um debate sobre os efeitos dos avanços científicos e artísticos, suas repercussões na a reflexão e na imaginação do homem moderno. Esse artigos, resultantes do evento de mesmo nome realizado em Agosto de 2007, objetivam refletir sobre a crescente dificuldade de acompanhar as transformações que parecem escapar às nossas intenções e previsões.