Le malentendu sur la « cruauté » et la violence dans la tragédie au début du XVIIe siècle : le cas de Scédase ou l’hospitalité violée de Hardy et sa vraie nouveauté

Autores

  • Georges Forestier Georges Forestier Université de Paris – Sorbonne Membre de l’Institut Universitaire de France França

Resumo

A questão que se coloca nesse ensaio é a seguinte: se perguntará se, sob o pretexto de que os leitores dos século XX e XXI foram impressionados pelo exercício da violência e da expressão de crueldade, pode-se afirmar que a tragédia Scédase se distingue da do teatro da Renascença que a precedeu; ou seja, pergunta-se se é fato que Scédase manifestaria, em relação a esse teatro, uma forma específica ou exacerbada de violência ou de crueldade. As respostas a esta questão conduzem a uma outra pergunta, concernente às propriedades trágicas dessa peça e a maneira que Hardy soube ordenar, a partir dos relatos de Plutarco, uma tragédia extremamente original.

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Publicado

2012-08-02