Análise comparativa entre arranjos de tomografia elétrica no reconhecimento de estruturas de fluxo em aquífero fraturado em Caçapava do Sul (RS)

Autores

  • César A. MOREIRA Departamento de Geologia Aplicada, Universidade Estadual Paulista.
  • Lívia P. I. HELENE Programa de Pós-Graduação em Geociências e Meio Ambiente, Universidade Estadual Paulista.
  • Fernanda T. G. ROSA Programa de Pós-Graduação em Geociências e Meio Ambiente, Universidade Estadual Paulista.
  • Marco A. F. HANSEN Universidade Federal do Pampa.
  • Walter MALAGUTTI FILHO Departamento de Geologia Aplicada, Universidade Estadual Paulista.
  • João C. DOURADO Departamento de Geologia Aplicada, Universidade Estadual Paulista.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1807-9806.93244

Palavras-chave:

aquífero fraturado, geofísica, tomografia elétrica, dipolo-dipolo, Schlumberger, Wenner

Resumo

Este trabalho apresenta uma análise comparativa entre dados de tomografia elétrica de detalhe, obtidos sobre terreno granítico onde ocorre fluxo subterrâneo em sistema aquífero fraturado, adquiridos por meio dos arranjos dipolo-dipolo, Schlumberger e Wenner, na região de Caçapava do Sul (RS). Dados estruturais obtidos em exposições de rochas entre 100 m e 300 m da área de estudo serviram de base para análise dos produtos geofísicos e definição do modelo matemático mais factível a realidade geológica. O fraturamento predominante na região possui orientação E/W com dois sentidos principais de mergulho. Nos três arranjos de aquisição tomográfica analisados, foi possível o reconhecimento de zonas de baixa resistividade relacionadas ao acúmulo de água, com valores inferiores a 70 W.m, em contraste com valores superiores a 1000 W.m típicos de rocha inalterada. Os resultados referentes ao arranjo Schlumberger permitiram o modelamento 3D de uma superfície de baixa resistividade com orientação e mergulho compatíveis com sistemas de fraturas reconhecidos em afloramentos, em detrimento aos demais resultados, que não possibilitaram subsídios para uma definição adequada de locais para perfuração de poços.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-06-07

Como Citar

MOREIRA, C. A., HELENE, L. P. I., ROSA, F. T. G., HANSEN, M. A. F., MALAGUTTI FILHO, W., & DOURADO, J. C. (2019). Análise comparativa entre arranjos de tomografia elétrica no reconhecimento de estruturas de fluxo em aquífero fraturado em Caçapava do Sul (RS). Pesquisas Em Geociências, 46(1), e0710. https://doi.org/10.22456/1807-9806.93244