Análise da fragilidade ambiental na bacia do rio Queima-Pé, Tangará da Serra, MT

Autores

  • Rogerio G. L. GOUVEIA Departamento de Engenharia Ambiental, Universidade de Uberaba.
  • Edinéia A. S. GALVANIN Programa de Pós-graduação em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola, Universidade do Estado de Mato Grosso.
  • Sandra M. A. S. NEVES Programa de Pós-graduação em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola, Universidade do Estado de Mato Grosso.
  • Ronaldo J. NEVES Programa de Pós-graduação em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola, Universidade do Estado de Mato Grosso.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1807-9806.78115

Palavras-chave:

fragilidade ambiental, geotecnologias, bacia hidrográfica.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar a fragilidade ambiental da bacia hidrográfica do Rio Queima-Pé, localizada no município de Tangará da Serra, estado de Mato Grosso (Centro-oeste, Brasil), para subsidiar ações de planejamento ambiental. Para a caracterização da área de estudo foram utilizadas cartas temáticas de geomorfologia, pedologia, pluviosidade, uso da terra e cobertura vegetal. A metodologia adotada foi operacionalizada com o software ArcGis da Esri. A bacia do Rio Queima-Pé apresenta 11% da área com fragilidade ambiental alta, em decorrência do uso da terra que oferece baixa proteção ao solo. Conclui-se que a utilização da terra com pastagens e cana de açúcar em solo argissolo merece atenção especial, pois estes apresentam alto teor de areia em sua composição, favorecendo a ocorrência de processos erosivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-02-27

Como Citar

GOUVEIA, R. G. L., GALVANIN, E. A. S., NEVES, S. M. A. S., & NEVES, R. J. (2015). Análise da fragilidade ambiental na bacia do rio Queima-Pé, Tangará da Serra, MT. Pesquisas Em Geociências, 42(2), 131–140. https://doi.org/10.22456/1807-9806.78115