Relação da morfodinâmica praial e da vegetação da duna frontal da Praia do Santinho, SC, Brasil

Autores

  • Janice Rezende Vieira PEIXOTO Programa de Pós-Graduação em Geografia/ Centro de Filosofia e Ciências Humanas/ Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Tânia Tarabini CASTELLANI Departamento de Ecologia e Zoologia/ Centro de Ciências Biológicas/ Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Norberto Olmiro HORN FILHO Departamento de Geociências/ CFH/ Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Ulisses Rocha de OLIVEIRA Instituto de Ciências Humanas e da Informação/ Universidade Federal do Rio Grande.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1807-9806.22651

Palavras-chave:

morfodinâmica praial, vegetação de dunas

Resumo

A Praia do Santinho é uma praia de enseada localizada na costa leste da Ilha de Santa Catarina, Brasil. Neste trabalho, três perfis de praia foram dispostos nos setores sul, central e norte, cada um com extensão do reverso da duna frontal até a face da praia. A Praia do Santinho apresentou estágio morfodinâmico intermediário, com variabilidade entre os três setores, com o norte mostrando tendência ao estágio dissipativo. A altura de onda, largura e altura das dunas frontais aumentaram do setor sul para o norte. O tamanho de grão foi homogêneo com areia fina. Um total de 14 famílias e 28 espécies foi amostrado na análise de cobertura vegetal dos setores. O setor central teve maior riqueza de espécies, o maior índice de diversidade (H = 0,95), e também a maior cobertura de vegetação. Os setores norte e sul tiveram H = 0,80 e H = 0,73, respectivamente. O balanço de sedimentos afetou a cobertura vegetal total e a riqueza de espécies. A maior riqueza ocorreu no setor central, de estágio intermediário, enquanto a menor riqueza ocorreu no setor norte, em uma fase dissipativa. O setor sul mostra uma etapa intermediária, mas com menor riqueza de espécies, possivelmente associada a uma duna incipiente e uma grande dominância de uma espécie arbustiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-08-31

Como Citar

PEIXOTO, J. R. V., CASTELLANI, T. T., HORN FILHO, N. O., & de OLIVEIRA, U. R. (2010). Relação da morfodinâmica praial e da vegetação da duna frontal da Praia do Santinho, SC, Brasil. Pesquisas Em Geociências, 37(2), 97–107. https://doi.org/10.22456/1807-9806.22651