Estudo do Ambiente Quaternário na Região do Banhado do Colégio Camaquã - RS. Uma Abordagem Geoarqueológica
DOI:
https://doi.org/10.22456/1807-9806.21249Palavras-chave:
ambiente quaternário, banhado, Colégio Camaquã, RS, geoarqueológicaResumo
A reconstituição paleoambiental do Banhado do Colégio, município de Camaquã, envolve uma abordagem de cunho interdisciplinar, entre geologia do Quaternário e arqueologia, introduzindo os sítios arqueológicos no contexto da evolução ambiental da região. Esta abordagem inclui três escalas de observação: a macroambiental, onde se relata a formação da Província Costeira do Rio Grande do Sul; a mesoambiental, que aborda os aspectos geomorfológicos e geológicos da região de estudo, os quais estão relacionados aos sistemas de Leques Deltaicos e Lagunar, sendo controlados por oscilações do nível do mar durante o Quaternário; e a microambiental, que envolve a caracterização dos depósitos arqueológicos e a distribuição espacial dos mesmos no contexto mesoambiental.