Geração de dados GPS de pseudodistância para uma estação virtual: métodos, implementação e análise dos resultados

Autores

  • Daniele Barroca Marra ALVES Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.Campus de Presidente Prudente Departamento de Cartografia.
  • João Francisco Galera MONICO Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.Campus de Presidente Prudente Departamento de Cartografia.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1807-9806.17714

Palavras-chave:

Geração de dados, posicionamento baseado em rede, VRS, pseudodistância

Resumo

O objetivo deste artigo é avaliar a qualidade das observáveis de pseudodistância geradas para uma estação de referência virtual (VRS - Virtual Reference Station). Para gerar os dados da VRS três métodos diferentes foram implementados e testados. No primeiro método, foram empregados os dados brutos das estações de referência da rede. O segundo foi baseado nas correções de duplas diferenças das estações de referência. No terceiro método, foram utilizados modelos atmosféricos (ionosfera e troposfera) para gerar os dados da VRS. As estações da rede do estado de São Paulo foram utilizadas para realizar os experimentos. A VRS foi gerada na posição de uma estação de referência (arquivo real), com coordenadas conhecidas. Para avaliação, os dados da VRS foram comparados com aqueles provindos do arquivo real. Os resultados obtidos foram similares, proporcionando acurácia decimétrica ou centimétrica, dependendo do método.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-04-26

Como Citar

ALVES, D. B. M., & MONICO, J. F. G. (2010). Geração de dados GPS de pseudodistância para uma estação virtual: métodos, implementação e análise dos resultados. Pesquisas Em Geociências, 37(1), 03–12. https://doi.org/10.22456/1807-9806.17714