Entre rios e ruínas – José de Alencar leitor de Alexandre Herculano

Autores

  • Osmar Pereira Oliva Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

DOI:

https://doi.org/10.22456/1981-4526.79958

Palavras-chave:

romance histórico, Alexandre Herculano, José de Alencar, natureza exuberante

Resumo

Em seu breve livro Como e por que sou romancista, José de Alencar rebate a crítica que apontava a imitação e a filiação de O guarani a The Last of the mohicans, do norte-americano Fenimore Cooper. Para o romancista brasileiro, o que se precisa examinar em sua narrativa é se as descrições de O guarani têm algum parentesco ou afinidade com as descrições de Cooper, mas isso não fazem os críticos, porque dá trabalho e exige que se pense. Alencar declara ter lido Cooper e Chateaubriand, mas o seu grande livro de inspiração foi a exuberante natureza pátria. Ainda hoje, muitos estudos se desenvolvem repetindo as aproximações entre Alencar e Cooper ou entre Alencar e Chateaubriand. No entanto, em releituras do romance Eurico, o presbítero, de Alexandre Herculano, podem-se perceber parentescos e afinidades no tom grandiloquente dos narradores ao descreverem a natureza, as edificações e as ruínas, e os rios Sália (de Portugal) e o Paquequer (do Brasil). Este trabalho pretende, pois, apontar algumas semelhanças nessas descrições e propor o parentesco estético nesses dois romances históricos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Osmar Pereira Oliva, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Professor doutor, efetivo, do Departamento de Comunicação e Letras e do Programa de Pós-graduação em Letras/Estudos Literários, com especialização em Literatura Brasileira, Literatura Comparada, com ênfase em autores do século XIX.

Downloads

Publicado

2019-09-01

Como Citar

Oliva, O. P. (2019). Entre rios e ruínas – José de Alencar leitor de Alexandre Herculano. Nau Literária, 15(1). https://doi.org/10.22456/1981-4526.79958

Edição

Seção

SEÇÃO LIVRE