“Minha linguagem não é gaúcha”: Josué Guimarães e suas relações de regionalidade

Autores

  • João Cláudio Arendt Universidade de Caxias do Sul (UCS)
  • Márcio Miranda Alves Universidade de Caxias do Sul (UCS)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1981-4526.79115

Palavras-chave:

regionalidade, regionalismo, Josué Guimarães, A ferro e fogo

Resumo

Este artigo analisa as especificidades da narrativa ficcional de Josué Guimarães pelo viés da regionalidade. Partindo-se das declarações do escritor de que não se considerava regionalista, busca-se mostrar como os elementos regionais presentes em um obra costumam ser interpretados de forma equivocada, tanto pelos autores quanto pela crítica, cujos julgamentos implicam quase sempre em juízos de valor. A solução encontrada para explicar a presença dos aspectos regionais na produção ficcional brasileira parte, via de regra, pela oposição entre local e universal, considerando-se apenas a linguagem empregada e não o posicionamento do autor diante do espaço sociocultural representado. Assim, a partir das ideias de Barcia (2004) e Stüben (2013), procura-se definir a obra regionalista para, em seguida, demonstrar que a narrativa de Josué Guimarães, particularmente A ferro e fogo, pode ser investigada a partir de suas regionalidades internas, sem que os seus elementos regionais indiquem manifestações regionalistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Cláudio Arendt, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Docente no Programa de Doutorado em Letras - Associação Ampla UCS/Uniritter e no Programa de Pós-graduação em Letras e Cultura da Universidade de Caxias do Sul. É editor-chefe de ANTARES: Letras e Humanidades.

Márcio Miranda Alves, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Doutor em Teoria Literária e Literatura Comparada (USP). Docente no Programa de Doutorado em Letras - Associação Ampla UCS/Uniritter e no Programa de Pós-graduação em Letras e Cultura da Universidade de Caxias do Sul.

Downloads

Publicado

2018-05-29

Como Citar

Arendt, J. C., & Alves, M. M. (2018). “Minha linguagem não é gaúcha”: Josué Guimarães e suas relações de regionalidade. Nau Literária, 13(02). https://doi.org/10.22456/1981-4526.79115