O Verso e o reverso — A. de Campos e Cy Twombly: atuações e respirações, membrana e confinamento

Autores

  • Marcus Alexandre Motta UERJ - Universidade do estado do Rio de Janeiro -Instituto de Letras. Professor Adjunto 40 horas.
  • Marcelo Lins Magalhães UERJ - Universidade do estado do Rio de Janeiro -Instituto de Artes - Professor Adjunto no Departamento de Linguagens Artísticas

DOI:

https://doi.org/10.22456/1981-4526.76112

Palavras-chave:

Álvaro de Campos, Cy Twombly, membrana

Resumo

O presente trabalho busca abordar o poema A passagem das Horas, de Álvaro de Campos, segundo a sua repercussão na ambiência plástica da obra sem título (“Em memória de Álvaro de Campos”) de Cy Twombly. Trata-se aqui de considerar a hipótese de que os versos de Álvaro de Campos captam a materialidade específica da obra de Cy, uma vez que certa expressão de interioridade do poema parece perfazer ou modelar a indeterminada superfície do trabalho plástico. Concomitantemente, a presença da massa plástica da obra Cy acena para reconciliações com o inacabado do poema, como se este adquirisse a sua “alma” com esta remissão. Em vista destas ponderações, faz-se necessário dizer que a voz de Álvaro talvez só se torne plausível mediante outras vozes que lhe respiram fora do confinamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcus Alexandre Motta, UERJ - Universidade do estado do Rio de Janeiro -Instituto de Letras. Professor Adjunto 40 horas.

Mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991) e doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997). Atualmente é professor adjunto 40 horas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de História, com ênfase em Historiografia da Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: crítica, fernando pessoa, cultura e história, teoria literária e arte contemporânea.

Marcelo Lins Magalhães, UERJ - Universidade do estado do Rio de Janeiro -Instituto de Artes - Professor Adjunto no Departamento de Linguagens Artísticas

Atualmente é professor adjunto, 40 horas, no Departamento de Linguagens Artísticas do Instituto de Artes, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IA/UERJ). É Bacharel em Desenho Industrial (Comunicação Visual) pela PUC-Rio (2000), Mestre em Design pela PUC-Rio (2004) e Doutor em Literatura Comparada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2013). Artista plástico, iniciou os seus estudos com Maria do Carmo Secco na Escola de Artes Visuais do Parque Lage entre 2000 e 2005. Tem participado de exposições das quais se destacam: "Projéteis de Arte Contemporânea?", Funarte, em 2003, "Posição 2004", Escola de Artes Visuais do Parque Lage, em 2004, "Incorporações", Espaço Bananeiras, em 2006,"Expediente", Galeria Meio, em 2014 e "Bienal Sesc do Distrito Federal". em 2016. Tem interesse nas áreas de arte e literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos comparativos da arte e da literatura, relações entre literatura e filosofia, imagem e palavra, produção e crítica.

Downloads

Publicado

2018-05-29

Como Citar

Motta, M. A., & Magalhães, M. L. (2018). O Verso e o reverso — A. de Campos e Cy Twombly: atuações e respirações, membrana e confinamento. Nau Literária, 13(02). https://doi.org/10.22456/1981-4526.76112