Literatura e reconstrução em contextos de pós-conflito: “estórias sem luz elétrica”, de Ondjaki

Autores

  • Ana Margarida Ramos Universidade de Aveiro - Portugal

DOI:

https://doi.org/10.22456/1981-4526.69043

Palavras-chave:

Guerra, infância, reconstrução, literatura juvenil, Angola

Resumo

Pretende-se, neste estudo, proceder a uma leitura de duas narrativas de Ondjaki (Luanda, 1977), uma das mais originais vozes da literatura em língua portuguesa e um dos expoentes maiores da literatura angolana contemporânea, A bicicleta que tinha bigodes (Caminho, 2011) e Uma Escuridão Bonita (Caminho, 2013) à luz do contexto social, político e histórico que lhes serve de pano de fundo, a Angola da pós-independência. Os dois livros surgem unidos por um subtítulo comum, “estórias sem luz elétrica”, o que lhes confere o estatuto de díptico, reforçado por outros elementos textuais e peritextuais, como a voz narrativa masculina e a sua associação à Avó Dezanove, no primeiro caso, e o formato da edição e autoria das ilustrações, no segundo, promovendo uma sugestão de continuidade que a leitura do texto não confirma de forma inequívoca.

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Biografia do Autor

Ana Margarida Ramos, Universidade de Aveiro - Portugal

Professora Auxiliar Doutorada em Literatura

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Publicado

2017-06-26

Como Citar

Ramos, A. M. (2017). Literatura e reconstrução em contextos de pós-conflito: “estórias sem luz elétrica”, de Ondjaki. Nau Literária, 13(1). https://doi.org/10.22456/1981-4526.69043