História oral e fragmentos da cultura popular cabocla

Autores

  • Délcio Marquetti Unoesc
  • Juraci Brandalize Lopes da Silva Unoesc

DOI:

https://doi.org/10.22456/1981-4526.5842

Resumo

O presente artigo expõe experiências com História Oral e reconstituição da cultura popular em torno da crença no monge João Maria D’Agostini, presente em populações caboclas do município de Xanxerê, SC, construídas enquanto parte do projeto “História e Memória de Xanxerê”, do Programa de Alfabetização Regional, desenvolvido pela Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc, Campus de Xanxerê, desde o ano de 2007. Populações caboclas da região possuem rico acervo de cultura popular que se encontra registrado em suas memórias, e que vêm sofrendo profundas alterações com o avanço das forças produtivas. Palavras-chave: Monge João Maria D’Agostini; cultura popular; memória; religiosidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Délcio Marquetti, Unoesc

Mestre em História – Área de concentração História Regional, pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Professor na Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC, Campus de Xanxerê. Autor do artigo Colonização e crime no Oeste de Santa Catarina: processos-crime enquanto evidências, publicado pelos Cadernos do CEOM, nº 25, dez. de 2005, Editora Argos, UNOCHAPECÓ. Membro do grupo de pesquisa Educação, Estado e Sociedade, da UNOESC.

Downloads

Publicado

2008-09-09

Como Citar

Marquetti, D., & Lopes da Silva, J. B. (2008). História oral e fragmentos da cultura popular cabocla. Nau Literária, 4(1). https://doi.org/10.22456/1981-4526.5842