Relações entre memória, reterritorialização e identidade cultural em Duas iguais, de Cíntia Moscovich.

Autores

  • Manuela Matté Universidade de Caxias do Sul
  • Salete Rosa Pezzi dos Santos Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/1981-4526.50072

Palavras-chave:

Nação, Comunidade Regional, Identidade, Cultura Judaica

Resumo

Este artigo discute as relações entre memória e territorialidade na constituição da identidade cultural judaica no romance contemporâneo Duas iguais (2004), de Cíntia Moscovich. O fio que conduz essa discussão é a questão regional, visto que o contexto de inserção da narrativa é uma comunidade regional judaica, em Porto Alegre. Discute-se, assim, como a memória coletiva contribui para a manutenção da identidade nacional judaica, bem como a reterritorialização permite a formação de novas identidades regionais judaicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manuela Matté, Universidade de Caxias do Sul

Mestre em Letras, Cultura e Regionalidade, pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Professora de Língua Portuguesa e Literatura da Rede Pública de Ensino.

Salete Rosa Pezzi dos Santos, Universidade de Caxias do Sul

Doutora em Letras-Literatura Comparada, pela UFRGS. Professora e pesquisadora no Curso de Letras e no programa de Pós-graduação stricto sensu da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Downloads

Publicado

2014-12-24

Como Citar

Matté, M., & Pezzi dos Santos, S. R. (2014). Relações entre memória, reterritorialização e identidade cultural em Duas iguais, de Cíntia Moscovich. Nau Literária, 10(2). https://doi.org/10.22456/1981-4526.50072