O real empírico e fílmico segundo Pasolini e Manoel de Oliveira

Autores

  • Ana Carolina Negrão Berlini de Andrade Doutoranda UNESP - Campus Araraquara

DOI:

https://doi.org/10.22456/1981-4526.46766

Palavras-chave:

Manoel de Oliveira, Pier Paolo Pasolini, Cinema

Resumo

Neste trabalho, pretendemos realizar uma sucinta comparação entre os pressupostos estéticos dos cineastas Pier Paolo Pasolini e Manoel de Oliveira tendo como principal foco analisar as relações que ambos mantém com o real empírico e sua representação fílmica. Esses pressupostos estéticos foram retirados de textos escritos pelos próprios artistas e de entrevistas concedidas em uma etapa de suas vidas na qual a maturação artística atingiu o seu ápice e já se permite uma espécie de balanço

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Biografia do Autor

Ana Carolina Negrão Berlini de Andrade, Doutoranda UNESP - Campus Araraquara

Possui graduação em Letras Português/Italiano pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Campus de Assis (2007) e mestrado em Letras/Teoria da Literatura pela UNESP, Campus de São José do Rio Preto (2010), onde desenvolveu a dissertação Trans-formações (a)temporais em Il Decameron: de Pasolini a Boccaccio . Atualmente é doutoranda do programa de pós-graduação em Letras/Estudos literários da UNESP/Araraquara, onde desenvolve o projeto Do árido, a estética , cujo objetivo é estudar a representação temática e formal da aridez no romance Galileia (2009), de Ronaldo Correia de Brito, e no filme Cinema, aspirina e urubus (2007), de Marcelo Gomes.

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Publicado

2014-05-29

Como Citar

Negrão Berlini de Andrade, A. C. (2014). O real empírico e fílmico segundo Pasolini e Manoel de Oliveira. Nau Literária, 10(1). https://doi.org/10.22456/1981-4526.46766