A literatura infantil e a infância em menino de engenho

Autores

  • Alaim Souza Neto UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Geovana Mendonça Lunardi Mendes UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.22456/1981-4526.37009

Palavras-chave:

Infância, Brinquedo, Narração

Resumo

Este ensaio procura problematizar a relação e o potencial da narração e do brinquedo na infância à luz da obra Menino de Engenho de José Lins do Rego, como processos interventivos de caráter positivo para ser criança. O artigo está fundamentado em estudos bibliográficos, fazendo uma abordagem descritiva. No primeiro item, busca-se percorrer o caminho trilhado pela narração até a literatura infantil, este como fonte de apropriação da cultura e na cultura à criança. Entretanto, lastima Benjamin, o hábito de narrar foi sendo perdido até encontrar seu esfacelamento em virtude de uma perda de referências coletivas. Essa perda teria contribuído para o surgimento do romance no final do século XIX. No segundo item, a concepção de infância em Menino de Engenho é o que impulsiona o desenvolvimento do artigo, e tal movimento se dá por meio das relações acentuadas de “poder” do próprio menino de engenho sobre o moleque, as narrativas e a importância do brinquedo na infância, bem como, suas influências na personalidade da criança. A dinâmica da infância daquela época pode ser claramente percebida no livro Menino de Engenho. O último item enfatiza o cruzamento das narrações, brincadeiras, porcarias, depravações e sexo, que o menino de engenho vivencia com a ampla liberdade do latifúndio e na preocupação em “pôr limites”, a criança é encaminhada à escola para “correção” e “endireitamento”. Assim, problematiza-se a escola e o surgimento da ciberinfância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alaim Souza Neto, UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutorando em Educação pela UDESC na linha de pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologia. Investiga o processo de ensino-aprendizagem em mundos virtuais 3D por meio de Experimentação Remota, como também inovações curriculares no espaço escolar sob orientação da Profa. Geovana Mendonça Lunardi Mendes. Mestre em Educação pela UNESC com pesquisa sobre a leitura e cânone literário. Especialista em literatura brasileira e construção do texto pelas faculdades Bagozzi de Curitiba. Graduação em letras com habilitação em italiano pela UFSC. Membro pesquisador do grupo AULAS CONECTADAS - Mudanças Curriculares e aprendizagem colaborativa entre as escolas do PROUCA em SC, além de questões da língua portuguesa do grupo littera da UNESC. Atualmente, está enquadrado no cargo de Técnico em Assuntos Educacionais na UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina e atua como Consultor educacional à Coordenação Pedagógica do Colégio Extensão-X. Escreve sobre educação para jornais regionais. Leciona disciplinas de língua portuguesa (gramática, redação e literatura), italiano, metodologia da pesquisa e gestão do conhecimento, em colégios públicos, particulares, cursos superiores de graduação e pós-graduação.

Geovana Mendonça Lunardi Mendes, UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui graduação em Pedagogia Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000), doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005) com estágio de doutoramento no exterior em Currículo e Tecnologias na Universidade do Minho em Portugal. Realizou Pós-Doutorado na Argentina e nos Estados Unidos da América, na área de Currículo e Novas Tecnologias, na Universidad de San Andres em Buenos Aires e em Ashland University, em Ohio, com bolsa Capes durante 2010 e 2011. É Professora Associada do quadro permanente da Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, atuando no Centro de Ciências da Educação, no curso de Pedagogia e no curso de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-graduação em Educação, na linha de pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologia. É pesquisadora coordenadora de diferentes projetos de investigação e participa como pesquisadora convidada em projetos de pesquisa nacionais e internacionais. Suas pesquisas e produções têm sido voltadas para área de Currículo e práticas escolares, em especial, as questões relativas as mudanças, novas tecnologias e inovações curriculares no espaço escolar, e também as práticas curriculares voltadas a inclusão de sujeitos com deficiência. Atualmente é a Coordenadora Nacional do Consórcio "Educação e Diversidade" do programa CAPES. FIPSE de Cooperação Internacional, envolvendo a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, no Brasil e Georgetown College, Ashland University e Brighman Young University nos Estados Unidos e também do Projeto de Pesquisa: Aulas conectadas: mudanças curriculares e aprendizagem colaborativa nas escolas do PROUCA em Santa Catarina, com financiamento do CNPq e do Projeto Observatório de Práticas Escolares com financiamento da FAPESC. É coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação da FAED, UDESC.

Downloads

Publicado

2013-06-30

Como Citar

Neto, A. S., & Mendes, G. M. L. (2013). A literatura infantil e a infância em menino de engenho. Nau Literária, 9(1). https://doi.org/10.22456/1981-4526.37009