A relação Portugal-Espanha em <i>A Jangada de Pedra</i>: por uma identidade ibérica

Autores

  • Bruna Sommer Farias Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/1981-4526.31870

Palavras-chave:

identidade, ibericidade, Portugal, Espanha, Saramago

Resumo

Este trabalho objetiva analisar como se dá a representação da relação entre os países ibéricos, Portugal e Espanha, na obra A jangada de pedra (1986), de José Saramago. Com base na noção de comunidade imaginada proposta por Hall (2006), e de nacionalidade apresentada por Anderson (1989), discute-se a representação da relação Portugal-Espanha enquanto unidade que compõe a ibericidade. A análise permeia as trajetórias e os discursos das personagens com relação a suas origens nacionais, o modo como se relacionam e como se posicionam diante da ruptura da península. O narrador, em sua condição onisciente e de atitude invasiva, também contribui para a construção da noção de identidade ibérica, através do modo com que guia o lei-tor pelo processo de busca interior das personagens, em um plano individual, e pelo processo de busca identitária da Península Ibérica como um todo, em um plano coletivo, representado pelas ideias de ruptura e de intemporalidade dos feitos do povo ibérico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Sommer Farias, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciada em Letras Português e Inglês e respectivas literaturas na UFRGS, mestranda em Teorias do Texto e do Discurso pela mesma Universidade.

Downloads

Publicado

2012-12-15

Como Citar

Farias, B. S. (2012). A relação Portugal-Espanha em <i>A Jangada de Pedra</i>: por uma identidade ibérica. Nau Literária, 8(2). https://doi.org/10.22456/1981-4526.31870