A construção da identidade nacional em "O vendedor de passados"

Autores

  • Mariana Aparecida de Carvalho Universidade Federal de Ouro Preto
  • Elzira Divina Perpétua Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.22456/1981-4526.20607

Palavras-chave:

identidade, nação, memória, metaficção historiográfica, pós-modernismo

Resumo

Propomos analisar o romance O vendedor de passados, do angolano José Eduardo Agualusa pensando questões referentes às ideias de nação, memória, bem como da construção de uma identidade nacional no contexto do pós-independência de Angola. Neste romance estão presentes fatores ligados à construção de Angola enquanto nação, sendo ficcionalizados como desejo de construção de uma nova identidade nacional através da falsificação de novos passados. Desta forma, O vendedor de passados pode ser lido como uma metaficção historiográfica, termo cunhado por Linda Hutcheon (1988), uma vez que a obra ficcional se volta para o passado não para recontá-lo como reconstituição, mas para reconstruí-lo com base no que poderia ter acontecido, sob um viés crítico, atribuindo, assim, ao discurso historiográfico uma nova significação. Refletimos, ainda, sobre a construção da memória, inerente à ideia de construção da identidade nacional angolana presente na narrativa de Agualusa, abordando, também, a problemática da pós-modernidade que perpassa o romance, sobretudo se investigarmos a temática da obra, bem como os fatores utilizados para que ela seja composta - fatores como ironia, paródia e a presença do passado, que de acordo com Hutcheon são características essenciais das obras que compõem a chamada pós-modernidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Aparecida de Carvalho, Universidade Federal de Ouro Preto

Mestranda em Linguagem e Memória Cultural, pelo Programa de Pós-graduação em Letras - Estudos da Linguagem, da Universidade Federal de Ouro Preto, em que desenvolve o projeto intitulado "Memória, Ficção, História - um estudo de Nação Crioula, de José Eduardo Agualusa", sob orientação da professora Doutora Elzira Divina Perpétua. Graduada em Letras pela Universidade Federal de Ouro Preto - Licenciatura em Língua Portuguesa e Bacharelado em Estudos Literários, com ênfase em Literaturas Africanas de Expressão Portuguesa, Literatura Comparada e Literatura e Cinema.

Elzira Divina Perpétua, Universidade Federal de Ouro Preto

Possui graduação em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1986), mestrado em Literaturas de Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1993) e doutorado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000). Atualmente é professora titular e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Ouro Preto. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria da Literatura, Literatura Comparada, e Literaturas de Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: escritas autobiográficas, Carolina de Jesus, manuscrito, revisão e editoração, leitura, literatura e ensino.

Downloads

Publicado

2011-07-25

Como Citar

de Carvalho, M. A., & Perpétua, E. D. (2011). A construção da identidade nacional em "O vendedor de passados". Nau Literária, 7(1). https://doi.org/10.22456/1981-4526.20607