A presença da voz em Niketche de Paulina Chiziane

Autores

  • Cristina Mielczarski dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/1981-4526.20504

Palavras-chave:

Literatura Africana, Oralidade, Provérbios.

Resumo

Niketche, palavra que dá nome ao livro, é uma dança tradicional do norte de Moçambique. Essa informação cultural e muitas outras são abordadas por meio da narrativa de Paulina Chiziane. A escritora é a primeira a publicar um romance no país, em que a atividade literária é totalmente liderada por homens. O tema que permeia o romance é a poligamia, e, nesse contexto, evidencia-se a cultura local por intermédio das lendas e dos rituais de iniciação que fazem parte da tradição oral. Também os provérbios marcam essa presença na linguagem do texto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristina Mielczarski dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na área de Literaturas Portuguesa e Luso-Africana. Possui graduação em Licenciatura em Letras Português-Inglês pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente é voluntária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, pesquisa narrativas orais urbanas como membro do Projeto: A vida Reinventada: Pressupostos teóricos para análise e criação de acervo de narrativas orais orientado pela Profª. Drª. Ana Lúcia Liberato Tettamanzy (UFRGS).

Downloads

Publicado

2011-07-25

Como Citar

dos Santos, C. M. (2011). A presença da voz em Niketche de Paulina Chiziane. Nau Literária, 7(1). https://doi.org/10.22456/1981-4526.20504