Literatura e Diversidade Cultural na Escola

Autores

  • Alex Caiel Mestre em Letras (PPGL UniRitter); professor da FTEC.
  • Rejane Pivetta de Oliveira Doutora em Teoria da Literatura. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras UniRitter, Porto Alegre.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1981-4526.20131

Palavras-chave:

Diversidade cultural, Literatura, Escola

Resumo

A diversidade cultural, tema corrente na agenda acadêmica, é também uma questão política com largos efeitos na vida social, exigindo de instituições como a escola que repense suas práticas e os aparatos teórico-metodológicos que sustentam seus planos de ensino. Analisamos neste artigo, com base em contribuições teóricas dos estudos culturais (WILLIAMS, 1992; HALL, 2003; BHABHA, 2007), de que modo o tópico da diversidade cultural é abordado no livro didático de língua portuguesa, com atenção aos textos literários e exercícios de retomada. A partir dos resultados, refletimos sobre o ensino da literatura na perspectiva cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alex Caiel, Mestre em Letras (PPGL UniRitter); professor da FTEC.

Mestre em Letras (PPGL UniRitter); professor da FTEC.

Rejane Pivetta de Oliveira, Doutora em Teoria da Literatura. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras UniRitter, Porto Alegre.

Doutora em Teoria da Literatura. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras UniRitter, Porto Alegre.

Downloads

Publicado

2011-05-20

Como Citar

Caiel, A., & de Oliveira, R. P. (2011). Literatura e Diversidade Cultural na Escola. Nau Literária, 6(2). https://doi.org/10.22456/1981-4526.20131