Os contos de Machado de Assis: uma nova perspectiva no Ensino Médio

Simone Maria dos Santos Cunha, Franciele Alves Amandio, Juracy Ignez Assmann Saraiva

Resumo


Este artigo comprova que os contos de Machado de Assis podem ser trabalhados de forma prazerosa com alunos de Ensino Médio. Os contos foram explorados por meio de roteiros de leitura cuja metodologia articula os estudos de língua e de literatura, partindo da leitura integral dos textos e fundamentando-se na Estética da Recepção. Os contos de Machado de Assis apresentam uma riqueza de significados que podem prender a atenção do leitor desde que sejam explorados em seus aspectos técnico-composicionais e desde que sejam estabelecidas relações com o contexto dos leitores da atualidade. O trabalho atingiu seu objetivo, pois desenvolveu nos alunos o gosto pela leitura, o interesse em conhecer outras obras de Machado de Assis e a melhoria na escrita, demonstrando assim, que os textos do autor são fundamentais para o aprimoramento dos alunos do Ensino Médio.

Palavras-chave


Machado; leitura; contos; literatura; ensino.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1981-4526.16263

Revista Nau Literária | ISSN 1981-4526 | Universidade Federal do Rio Grande do Sul