A raiz baudelariana na poesia de Bandeira

Autores

  • Barbara Jucele Rosa UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1981-4526.13397

Palavras-chave:

Baudelaire, Bandeira, cotidiano, poesia moderna

Resumo

Resumo: O presente artigo concentra-se em compreender a forma como acontece a articulação do cotidiano e do sublime na poética de Manuel Bandeira, a partir da influência do poeta Charles Baudelaire. Embora o eixo principal que une os dois poetas seja a poesia moderna, a forma como essa está representada na poética de cada um revela direções opostas: Bandeira tende a uma poesia de tom conciliador e Baudelaire a uma poesia de tom explosivo. Nesta análise, pretende-se jogar com os aspectos convergentes e divergentes presentes na poética dos dois. O estudo vai além da corrente moderna, contempla questões como poesia emancipadora, doença e morte e contexto histórico-social, tópicos essenciais para entender como Bandeira, leitor de Baudelaire, filtrou os aspectos da corrente moderna e deixou de lado o tom explosivo. Por último apresenta-se a análise de alguns poemas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Barbara Jucele Rosa, UFRGS

Possui graduação em Letras/Português pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2006) e Especialização em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (01/2009). É professora de séries iníciais na E.E.E.F. Nestor Vianna de Campos desde 2001. Tem experiência na área de Literatura Infantil com ênfase na articulaçâo da literatura com o processo de alfabetizaçâo onde a utilização do texto literário (nas suas diferentes formas) perpassa os fins didáticos-pedagógicos e permite ao pequeno leitor estabelecer a construção de uma relação de prazer e descoberta com o livro.

Downloads

Publicado

2010-12-03

Como Citar

Rosa, B. J. (2010). A raiz baudelariana na poesia de Bandeira. Nau Literária, 6(1). https://doi.org/10.22456/1981-4526.13397