Safo e suas companheiras: análise dos fragmentos de Safo

Autores

  • Clara Mossry Sperb

DOI:

https://doi.org/10.22456/1981-4526.105770

Palavras-chave:

Safo, fragmentos, companheiras, educação.

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar o contexto em que vivia Safo, a partir de seus fragmentos em que cita seu círculo de companheiras, como o fragmento 160, ou os que citam meninas do coro. Para isso, analiso-os e contextualizo o momento histórico em que Safo teria composto, focando nas mulheres e seus costumes. Sabe-se pouco sobre como as mulheres viviam, e Safo nos dá somente algumas pistas em seus fragmentos. É possível, através deles e do que se sabe da vida das mulheres na Grécia antiga, formular algumas perguntas, a serem desenvolvidas nesse artigo: como era a educação das meninas, em um contexto de literatura oral? Como Safo se ligava às suas companheiras? Trabalhando com a hipótese de que Safo teria sido professora de um coro, procuro também explorar como era essa educação dessas jovens e qual os seus propósitos.

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Publicado

2020-08-03

Como Citar

Sperb, C. M. (2020). Safo e suas companheiras: análise dos fragmentos de Safo. Nau Literária, 16(2), 53–64. https://doi.org/10.22456/1981-4526.105770