OS ESTUDOS DE CULTURA FÍSICA NA UNIVERSIDADE DE BATH-REINO UNIDO: DIMENSÕES DE UMA ABORDAGEM MUITO ALÉM DA FISICALIDADE

Autores

  • Larissa Michelle Lara Departamento de Educação Física, Universidade Estadual de Maringá
  • Emma Rich Department for Health, University of Bath

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.74326

Palavras-chave:

Cultura física. Corpo. Produção de conhecimento.

Resumo

Nas últimas duas décadas, a análise da cultura física provocou uma série de respostas baseadas em diferentes orientações teóricas. Neste artigo, procuramos oferecer uma visão deste campo complexo por meio da análise de parte do trabalho produzido pelo grupo de pesquisa Physical Cultural Studies (PCS) na Universidade de Bath, Reino Unido, no intuito de entender como a cultura física é teorizada e de que modo os temas investigativos são materializados por essa abordagem. Compõe o percurso metodológico a análise de artigos científicos vinculados aos pesquisadores do referido grupo, entre 2009 e 2016, a qual resulta na organização dos dados em duas categorias temáticas: a) dimensões epistemológicas, ontológicas e metodológicas do PCS; b) temas investigativos em cultura física. Conclui-se que a abordagem teórico-conceitual da cultura física, longe de ser fixa, estrutura-se a partir de articulações múltiplas e complexas das relações sociais, dos discursos e das subjetividades dos corpos (in)ativos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa Michelle Lara, Departamento de Educação Física, Universidade Estadual de Maringá

Docente no Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá e no Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM-UEL. Líder do Grupo de Pesquisa Corpo, Cultura e Ludicidade.

Emma Rich, Department for Health, University of Bath

Docente no Department for Health, da University of Bath/Reino Unido. Membro do grupo de pesquisa Physical Cultural Studies.

Downloads

Publicado

2017-11-25

Como Citar

LARA, L. M.; RICH, E. OS ESTUDOS DE CULTURA FÍSICA NA UNIVERSIDADE DE BATH-REINO UNIDO: DIMENSÕES DE UMA ABORDAGEM MUITO ALÉM DA FISICALIDADE. Movimento, [S. l.], v. 23, n. 4, p. 1311–1324, 2017. DOI: 10.22456/1982-8918.74326. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/74326. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.