PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM LUTAS NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Autores

  • Marcio Antonio Raiol Santos Universidade Federal do Pará
  • Pedro Paulo Souza Brandão Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.78143

Palavras-chave:

Educação. Currículo. Educação Física. Lutas.

Resumo

Este artigo tem como objetivos: analisar a produção acadêmica sobre o conteúdo Lutas no currículo da Educação Física Escolar; apresentar um panorama das pesquisas na referida área; e investigar os processos didático-metodológicos do ensino das Lutas na Educação Física Escolar. Para atingi-los, nossa opção metodológica foi realizar um Estado da Arte da produção sobre a temática. Como resultado, apontamos que as Lutas, no contexto escolar, são um campo de pesquisa emergente. Uma série de fatores restringe a aplicação desse conteúdo na escola. Apesar de existirem várias propostas de sistematização do conhecimento das Lutas na Educação Física Escolar, não há vinculação destas com as abordagens pedagógicas da Educação Física, tampouco é apresentada uma metodologia de ensino própria para tal conhecimento, sendo a Pedagogia do Esporte o principal embasamento das propostas. Há, portanto, a necessidade de ampliar a produção do conhecimento nesta temática para subsidiar a prática dos professores na escola.

 

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Biografia do Autor

Marcio Antonio Raiol Santos, Universidade Federal do Pará

Professor Titular da UFPA e Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica

Pedro Paulo Souza Brandão, Universidade Federal do Pará

Discente do Mestrado em Currículo e Gestão da Escola Básica da UFPA

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Publicado

2019-02-27

Como Citar

SANTOS, M. A. R.; BRANDÃO, P. P. S. PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM LUTAS NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. Movimento, [S. l.], v. 25, p. e25024, 2019. DOI: 10.22456/1982-8918.78143. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/78143. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

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