EDUCAÇÃO INFANTIL E FORMAÇÃO DOCENTE: ANÁLISE DAS EMENTAS E BIBLIOGRAFIAS DE DISCIPLINAS DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Rodrigo Lema Del Rio Martins UFES - PROTEORIA
  • Luiza Fraga Tostes Proteoria- UFES
  • André da Silva Mello Proteoria - Ufes

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.77519

Palavras-chave:

Educação Infantil. Capacitação de professores. Ementas. Bibliografia.

Resumo

O objetivo da pesquisa é analisar as ementas e bibliografias de disciplinas relacionadas a Educação Infantil nos cursos de formação inicial em Educação Física, identificando os pontos de convergência e de divergência que elas estabelecem com os documentos norteadores dessa primeira etapa da Educação Básica no Brasil. Trata-se de uma pesquisa documental, realizada com 16 ementas e suas respectivas bibliografias (267) de 14 cursos de Educação Física de universidades públicas do país. Os dados foram sistematizados pelo software Iramuteq. Constata-se que a concepções de infância e de organização do trabalho pedagógico presentes nas ementas e bibliografias divergem dos pressupostos preconizados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e pela Base Nacional Curricular Comum. Nos documentos analisados predomina uma visão biologicista/universal de desenvolvimento infantil, amparada por autores da Psicologia do Desenvolvimento e do Comportamento Motor.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Lema Del Rio Martins, UFES - PROTEORIA

Doutorando em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2016).

Luiza Fraga Tostes, Proteoria- UFES

Discente do cursod e licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo

André da Silva Mello, Proteoria - Ufes

Professor do Programa de Pós-graduação em Educação Física da Unibersidade Federal do Espírito Santo

Downloads

Publicado

2018-09-30

Como Citar

MARTINS, R. L. D. R.; TOSTES, L. F.; MELLO, A. da S. EDUCAÇÃO INFANTIL E FORMAÇÃO DOCENTE: ANÁLISE DAS EMENTAS E BIBLIOGRAFIAS DE DISCIPLINAS DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Movimento, [S. l.], v. 24, n. 3, p. 705–720, 2018. DOI: 10.22456/1982-8918.77519. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/77519. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais