A PESQUISA COLABORATIVA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Autores

  • Samara Queiroz do Nascimento Florêncio Universidade de Pernambuco/Uinversidade Federal da Paraíba
  • Pierre Normando Gomes-da-Silva Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.65305

Palavras-chave:

Metodologia. Pesquisa qualitativa. Educação Física.

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar a contribuição da pesquisa colaborativa para a articulação entre o fazer cotidiano do professor de Educação Física ao tratar o conteúdo dança e o processo de reconhecimento e reconstrução de novos conhecimentos com rigor científico. Foi utilizada a pesquisa colaborativa com abordagem qualitativa. Foram pesquisadas 35 professoras de Educação Física e acompanhadas três em seu cotidiano escolar. A hermenêutica foi utilizada para analisar as informações coletadas a partir da narrativa de formação, seminários temáticos, grupos focais, laboratórios, sessões reflexivas e vídeo etnográfico. Reconhecemos que a pesquisa colaborativa permitiu o avanço no fazer ciência e nas ações pedagógicas das professoras e revelou a reflexão como elemento essencial para esta ressignificação.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samara Queiroz do Nascimento Florêncio, Universidade de Pernambuco/Uinversidade Federal da Paraíba

Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual da Paraíba (2008). Mestranda pelo Programa de pos-graduaçao em Educaçao fisica UPE/UFPB. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade, Cultura e Educação (lepec) da UFPB. Atua principalmente nos seguintes temas: Dança, educação, cultura, sociedade e escola

Pierre Normando Gomes-da-Silva, Universidade Federal da Paraíba

Nascido em 1966. Educador. Alguém que tem aprendido a brincar e faz disso seu ensino por onde passa, atualmente na graduação e pós-graduação em Educação Física/UFPB. Entende a vida como possibilidade para aprender a ser brincante. Vem sendo formado junto às diversas situações de movimento (educação física), à mística (teopoesia) e as ?ensinanças? e ?ignoranças? (pedagogia e psicanálise). Inspira parceiros para brincar e investigar as brincadeiras (laboratório de estudos e pesquisas em corporeidade, cultura e educação). Dos seus escritos, recomenda a leitura do livro: O jogo da cultura e a cultura do jogo: por uma semiótica da corporeidade. JP: Ed. UFPB, 2011 & do artigo: Pedagogia da corporeidade e seu epicentro didático, revista REBESCOLAR, v.1, n.1, 2015, p. 136-166. (Texto informado pelo autor)


Downloads

Publicado

2017-03-29

Como Citar

FLORÊNCIO, S. Q. do N.; GOMES-DA-SILVA, P. N. A PESQUISA COLABORATIVA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. Movimento, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 325–338, 2017. DOI: 10.22456/1982-8918.65305. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/65305. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.