BULLYING E AS RELAÇÕES DE GÊNERO PRESENTES NA ESCOLA

Autores

  • Michele Ziegler de Mattos Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Santa Maria, Rio Grande Do Sul.
  • Angelita Alice Jaeger Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Departamento de Métodos e Técnicas Desportivas. SALA:1037 Camobi 97015900 - Santa Maria, RS - Brasil Telefone: (55) 2208874

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.48001

Palavras-chave:

Bullying. Gênero. Estudantes. Escola.

Resumo

Analisamos as interfaces entre o Bullying e as relações de gênero no contexto escolar, identificando essa manifestação entre 95 meninos e meninas de 4º a 8º séries de uma escola pública. A triangulação dos dados foi constituída por um questionário respondido pelos/as estudantes, observações do contexto escolar e conversas informais com a equipe diretiva e alunos/as. Os resultados apontam que o Bullying se destaca através da agressão verbal e seus protagonistas são, em sua maioria, do sexo masculino. As representações de gênero que permeiam o cotidiano dos estudantes evidenciam que meninos e meninas são educados de modos diferentes.

 

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Biografia do Autor

Michele Ziegler de Mattos, Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Santa Maria, Rio Grande Do Sul.

Concluiu a Graduação em Educação Física em 2010, no CEFD/UFSM. Especializou-se no Curso de Pós-graduação em Educação Física Escolar na mesma instituição. Possui Mestrado em Educação Física pela ESEF/UFPEL. Atualmente é integrante do Programa de Residência Integrada Multiprofissional Hospitalar com ênfase na atenção á saúde cardiometabólica do adulto (RIMHAS/FURG).

Angelita Alice Jaeger, Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Departamento de Métodos e Técnicas Desportivas. SALA:1037 Camobi 97015900 - Santa Maria, RS - Brasil Telefone: (55) 2208874

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (1994) e mestrado em Ciência do Movimento Humano pela mesma universidade (1997). Doutorou-se pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009), realizando Doutorado Sanduíche na Universidade do Porto/PT (2007). E professora adjunta do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria, onde lidera grupo de estudos e pesquisas sobre Diveridade, Corpo e Gênero. A partir das ciências sociais e humanas, investiga os seguintes temas: cultura, representações de corpo, relações de gênero e sexualidade na interface com a educação física escolar e o campo esportivo. Ultimamente, tem produzido incursões iniciais ao ensino a distância, com vistas a produzir recursos educacionais abertos.

Publicado

2015-02-05

Como Citar

MATTOS, M. Z. de; JAEGER, A. A. BULLYING E AS RELAÇÕES DE GÊNERO PRESENTES NA ESCOLA. Movimento, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 349–361, 2015. DOI: 10.22456/1982-8918.48001. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/48001. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

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