Desenvolvimento de um dispositivo para a observação de aulas de Educacão Física na educação básica: uma perspectiva naturalista a partir da experiência docente

Autores

  • Sergio Toro UFSCar
  • Ivan Oliva Universidad San Sebastián - sede Valdívia
  • John Quintero Universidad San Sebastián - sede Valdívia

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.30275

Palavras-chave:

Ensino fundamental e médio. Educação Física. Observaçao. Análise qualitativa.

Resumo

O presente trabalho sistematiza a abordagem qualitativa de um projeto patrocinado pelo Ministério de Educação do Chile, em função de desenvolver um instrumento de observação de aulas de Educação Física para o Ensino Geral Básico (Educação Básica) nos estabelecimentos com financiamento público. O mencionado instrumento tem como objetivo favorecer processos de diálogo disciplinar e melhora no desempenho didático dos profissionais da área. O trabalho qualitativo se desenvolveu em etapas sucessivas e complementares: revisão de literatura específica, bem como as expressões e percepções de estudantes do último ano do curso de Educação Física e de professores que trabalham em escolas que são subsidiadas com fundos públicos do citado Ministério. Da confluência das mencionadas fontes se estabeleceram três dimensões do desempenho didático, a saber: gestão, ação e saber didático. Como resultados se buscou depurar e definir os indicadores de cada dimensão, como também pesquisar indicações de implementação do instrumento em questão.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sergio Toro, UFSCar

Profesor de Educación Fisica PUC-Valparaiso, Especialista en Freizeit und Breitensport Universidad Alemana de Deportes de Colonia (DSHK), Doctorado en Ciencias de la Educación PUC-Chile y Post- doctorado en la UFSCar. Se desempeña en el Instituto de Filosofía y Estudios educacionales, en el area de motricidad humana, didactica de la especialidad, praxis lúdica e investigación educacional.

Ivan Oliva, Universidad San Sebastián - sede Valdívia

Professor e pesquisador

John Quintero, Universidad San Sebastián - sede Valdívia

professor e pesquisador

Downloads

Publicado

2012-12-01

Como Citar

TORO, S.; OLIVA, I.; QUINTERO, J. Desenvolvimento de um dispositivo para a observação de aulas de Educacão Física na educação básica: uma perspectiva naturalista a partir da experiência docente. Movimento, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 161–181, 2012. DOI: 10.22456/1982-8918.30275. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/30275. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais