EDUCAÇÃO FÍSICA CRÍTICA EM PERSPECTIVA DEMOCRÁTICA E REPUBLICANA

Autores

  • Paulo Evaldo Fensterseifer Unijuí
  • Fernando Jaime González Unijuí
  • Sidinei Pithan da Silva Unijuí-Rs

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.95771

Palavras-chave:

Teoria Crítica. Democracia. República. Educação Física.

Resumo

O presente estudo consiste em um ensaio teórico que analisa limites e potencialidades dos discursos educacionais críticos que aspiram à mudança social. Busca, sobretudo, pensar um projeto de Educação Física (EF) comprometido com questões democráticas e republicanas. Para tanto, aponta, a partir da filosofia política de Hannah Arendt a necessidade de distinguir educação e política, reconhecendo o valor do conhecimento e da especificidade da EF. Condição que não impede e limita o valor dos aportes teóricos e críticos que permitem interpretar as relações entre educação e sociedade em cada momento histórico, o que sugere um aspecto complementar entre as tradições hermenêuticas, crítico-dialéticas e pós-estruturalistas para pensar o fenômeno da EF e  sua relação com o tema da república, da educação e da democracia.

 

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Biografia do Autor

Sidinei Pithan da Silva, Unijuí-Rs

Doutor em Educação - UFPR

Coordenador do Mestrado Profissional  em Educação Física - Unijuí-Rs.

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências Mestrado e Doutorado - Unijuí-RS

Publicado

2019-11-16

Como Citar

FENSTERSEIFER, P. E.; GONZÁLEZ, F. J.; SILVA, S. P. da. EDUCAÇÃO FÍSICA CRÍTICA EM PERSPECTIVA DEMOCRÁTICA E REPUBLICANA. Movimento, [S. l.], v. 25, p. e25070, 2019. DOI: 10.22456/1982-8918.95771. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/95771. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Em foco #1