APTOS AOS TRABALHOS BRAÇAIS, SUSCETÍVEIS AOS VÍCIOS MORAIS: REPRESENTAÇÕES DO HOMEM NEGRO NA REVISTA EDUCAÇÃO PHYSICA (1939-1944)

Autores

  • Jéferson Luis Staudt Universidade Feevale
  • André Luiz dos Santos Silva
  • Magna Lima Magalhães

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.73848

Palavras-chave:

Sexismo. Grupo com ancestrais do continente africano. Publicações periódicas.

Resumo

A partir dos marcadores de gênero e raça, este texto analisa as representações do homem negro na revista Educação Physica entre 1939 e 1944, período em que Francisco de Assis Hollanda Loyola ficou no cargo de editor técnico do periódico. Para tanto, as edições compreendidas entre os números 34 e 81 foram acessadas e analisadas, com base nos pressupostos teórico-metodológicos da História Cultural. Em um período em que raça, povo e nação eram entendidos quase como sinônimos, a revista Educação Physica veiculou representações que tornam os homens negros visíveis por seus dotes físicos e suas fragilidades morais. “Naturalmente” propensos aos vícios e às tarefas braçais, as representações dos homens negros são produzidas na negação de suas características étnico-raciais, enfatizando, como efeito, os predicados provenientes dos corpos brancos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéferson Luis Staudt, Universidade Feevale

Licenciado em Educação Física pela Universidade Feevale. Atualmente é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Processos e Manifestações Culturais pela mesma Instituição.

André Luiz dos Santos Silva

Licenciado e Bacharel em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Doutor em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Integrante do Grupo de Estudos sobre Cultura e Corpo (GRECCO), vinculado ao Centro de Memória do Esporte (CEME) e à Rede CEDES, nesta mesma instituição. Docente dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física e Pedagogia na Universidade Feevale. Docente dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física no Centro Universitário Metodista do Sul - IPA.

Magna Lima Magalhães

Possui graduação em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1995) e doutorado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2010). Atualmente é professora da Universidade Feevale, no Mestrado em Processos e Manifestações Culturais e do curso de História. Líder do grupo de pesquisa Cultura e Memória da Comunidade e coordenado do Centro de Documentação e Memória-Feevale. Tem experiência na área de História, com ênfase em MULTIDISCIPLINAR, atuando principalmente no seguinte tema: memória, história, identidade.

Downloads

Publicado

2018-06-24

Como Citar

STAUDT, J. L.; SILVA, A. L. dos S.; MAGALHÃES, M. L. APTOS AOS TRABALHOS BRAÇAIS, SUSCETÍVEIS AOS VÍCIOS MORAIS: REPRESENTAÇÕES DO HOMEM NEGRO NA REVISTA EDUCAÇÃO PHYSICA (1939-1944). Movimento, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 483–494, 2018. DOI: 10.22456/1982-8918.73848. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/73848. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais