DILEMAS DA POLÍTICA CIENTÍFICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA BRASILEIRA EM TEMPOS DE PRODUTIVISMO ACADÊMICO

Autores

  • Régis Henrique dos Reis Silva UFG e Unicamp.
  • Michele Silva Sacardo Doutora em Educação/SEE/PUC-GO/UFG
  • Wilson Luiz de Sousa Doutorando FEF-Unicamp/FEF-UFG

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.43145

Palavras-chave:

Avaliação de Políticas de pesquisa. Educação Física. Indicadores de Produção Científica

Resumo

A pretensão deste ensaio é discutir sucintamente os dilemas da política científica da Educação Física brasileira em tempos de produtivismo acadêmico, particularmente a que se desenvolve no âmbito da pós-graduação stricto-sensu. A partir da análise do panorama da Pós-Graduação brasileira, visualizamos o processo de reconfiguração da Capes e da Universidade brasileira nos últimos anos, no qual destacamos os indicadores “otimistas” da política científica dos Programas de Pós-Graduação em Educação Física - PPGEF, como também os aspectos preocupantes para a área. Diante desse quadro e no intuito de instigar o debate, apontamos então algumas possibilidades existentes na Educação Física.

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Biografia do Autor

Régis Henrique dos Reis Silva, UFG e Unicamp.

Doutor em História e Filosofia da Educação. Professor adjunto da UFG e Pesquisador do grupo de estudos e pesquisas Paideia/Unicamp. Docente do PPGE e PPGEEB, ambos da UFG.

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Publicado

2014-03-07

Como Citar

SILVA, R. H. dos R.; SACARDO, M. S.; SOUSA, W. L. de. DILEMAS DA POLÍTICA CIENTÍFICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA BRASILEIRA EM TEMPOS DE PRODUTIVISMO ACADÊMICO. Movimento, [S. l.], v. 20, n. 4, p. 1563–1585, 2014. DOI: 10.22456/1982-8918.43145. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/43145. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ensaios

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