Percebendo diferenças no ensino e na aprendizagem de técnicas de dança contemporânea

Autores

  • Sylvie Fortin
  • Warwick Long

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.2866

Palavras-chave:

Educação somática. Ensino da dança contemporânea. Construtivismo.

Resumo

O propósito deste artigo é discutir as percepções de dançarinos em relação à integração da educação somática a técnicas de dança contemporânea a partir de uma perspectiva construtivista. O estudo analisou as experiências de oito dançarinos profissionais e pré-profissionais em aulas de dança que integravam a educação somática à técnica de dança contemporânea. Durante cinco dias foram registradas as percepções dos dançarinos em relação à integração do Método Feldenkrais - Consciência Através do Movimento® a técnicas de dança contemporânea. Foram utilizados os seguintes métodos de coleta de informações: observações participantes, discussões em grupo, registros de diários e entrevistas individuais. A partir de uma perspectiva construtivista e utilizando a análise temática, os pesquisadores procederam à interpretação das experiências dos dançarinos. A discussão dos resultados considerou a relação entre as vias somáticas de conhecimento e a pedagogia construtivista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-12-27

Como Citar

FORTIN, S.; LONG, W. Percebendo diferenças no ensino e na aprendizagem de técnicas de dança contemporânea. Movimento, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 9–29, 2007. DOI: 10.22456/1982-8918.2866. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/2866. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Em foco #1