O CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA ESCOLA PÚBLICA NO RIO GRANDE DO SUL - UMA ETNOGRAFIA EM PORTO ALEGRE

Autores

  • Alexandre Scherer IPA
  • Vicente Molina Neto UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.11786

Palavras-chave:

Educação física escolar. Conhecimento pedagógico. Formação de professores. Educação física.

Resumo

O estudo trata de identificar que conhecimentos sustentam a prática pedagógica do professor de educação física da escola pública da rede estadual de ensino. Nesse sentido, a análise efetiva desta investigação foi centrada nas concepções teóricas, na trajetória profissional e no cotidiano dos professores de educação física. A metodologia utilizada centrou-se na perspectiva qualitativa de um estudo etnográfico envolvendo dezesseis professores e seis escolas da rede pública estadual de ensino na cidade de Porto Alegre. Este trabalho aponta para a necessidade de compreenderse, com mais profundidade, o cotidiano escolar, através de estudos de perspectiva qualitativa, onde a compreensão das relações que abrangem a comunidade escolar sustente uma ação pedagógica dos professores de educação física, sem desconsiderar o contexto social, político, econômico e cultural.

 

The study examines to identify that knowledge sustain the pedagogic practice of physical education teachers of public school, of the state net of teaching. In that sense, the effective analysis of this study was centered in the theoretical conceptions, in the professional trajectory and in the daily of physical education teachers. The used methodology was centered in a qualitative perspective of an ethnographic study involving sixteen teachers and six schools of the public state net of teaching in the city of Porto Alegre. This work points for the need of understanding, with more depth the daily school, through studies

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Scherer, IPA

Mestre em Ciências do Movimento Humano pela ESEF/UFRGS e Professor do Curso de Educação Física do Instituto Porto Alegre (IPA).

Vicente Molina Neto, UFRGS

Doutor pelo Departamento de Didática e Organização Educativa da Universidade de Barcelona-ES. Professor de Graduação e Pós-Graduação de ESEF/UFRGS.

Downloads

Publicado

2000-12-30

Como Citar

SCHERER, A.; MOLINA NETO, V. O CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA ESCOLA PÚBLICA NO RIO GRANDE DO SUL - UMA ETNOGRAFIA EM PORTO ALEGRE. Movimento, [S. l.], v. 6, n. 13, p. 71–80, 2000. DOI: 10.22456/1982-8918.11786. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/11786. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.