DO PAPEL DO TREINADOR AO AMBIENTE COMPETITIVO NO FUTEBOL INFANTIL: O QUE ESTÁ EM JOGO?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.107418

Palavras-chave:

Futebol. Esportes. Comportamento Competitivo

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo averiguar a percepção dos treinadores sobre o papel do treinador e o ambiente competitivo no futebol da categoria sub-10. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 12 treinadores e observadas cinco partidas das fases finais da competição. Os resultados evidenciam que os treinadores reconhecem o seu papel formador, mas não orientam as suas intervenções para valores e competências mais adequados para essa etapa de formação. Os treinadores percebem a competição como um ambiente de aprendizagem, reconhecendo o jogo e a competição como ambientes de pressão inerentes a outras tarefas da vida, mas salientam que em muitas situações esse ambiente de pressão se torna excessivo, por conta do comportamento dos adultos. Assim, os propósitos dos adultos são sobrepostos às possibilidades de experiência e aprendizado das crianças na competição.

 

 

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Biografia do Autor

Otávio Baggiotto Bettega, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Riller Silva Reverdito, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Professor Doutor na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Fernando Santos, Instituto Politécnico do Porto

Professor Doutor no Instituto Politécnico do Porto

Larissa Rafaela Galatti, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Professora Doutora na Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

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Publicado

2021-10-08

Como Citar

BETTEGA, O. B.; REVERDITO, R. S.; SANTOS, F.; GALATTI, L. R. DO PAPEL DO TREINADOR AO AMBIENTE COMPETITIVO NO FUTEBOL INFANTIL: O QUE ESTÁ EM JOGO?. Movimento, [S. l.], v. 27, p. e27058, 2021. DOI: 10.22456/1982-8918.107418. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/107418. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais