A GESTÃO DO TEMPO COMO COMPETÊNCIA DOCENTE NA CLASSE DE DANÇA CLÁSSICA

Autores

  • José Carlos Fernández García Departamento de Didática da Linguagem, Artes e Esportes. Universidade de Málaga, Andalucía-Tech, IBIMA, Málaga, Espanha.
  • Hayda García Molero Universidade de Málaga (UMA) Espanha Conservatório Superior de Dança de Málaga Espanha
  • Óscar Romero Ramos Departamento de Didáctica das Línguas, Artes e Desporto, Universidade de Málaga, Andalucía-Tech, Málaga, Espanha.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.89401

Palavras-chave:

Docentes. Música. Tempo. Provas de rendimento.

Resumo

Esta pesquisa foi realizada com o objetivo de conhecer as diferenças nas variáveis temporais que compõem a competência docente, “Tempo de compromisso motor” nas aulas de Dança Clássica, seja acompanhado por música gravada ou por professor pianista acompanhando a dança. A análise de 50 gravações com ambos os suportes musicais foi realizada em um Conservatório Superior de Dança de 89 alunos que realizaram suas aulas em uma sala de ballet. Os resultados obtidos destacam que, de acordo com o suporte musical utilizado, existem diferenças nas categorias de “Tempo de Tarefa” e “Tempo de Organização”, mostrando um maior valor no “Tempo de Tarefa” nas sessões em que a música ao vivo foi utilizada, bem como um menor tempo na “Organização”, de modo que o uso de música ao vivo poderia proporcionar sessões mais produtivas com menor perda de tempo.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Carlos Fernández García, Departamento de Didática da Linguagem, Artes e Esportes. Universidade de Málaga, Andalucía-Tech, IBIMA, Málaga, Espanha.

Departamento de Didática da Linguagem, Artes e Esportes. Universidade de Málaga, Andalucía-Tech, IBIMA, Málaga, Espanha.

Hayda García Molero, Universidade de Málaga (UMA) Espanha Conservatório Superior de Dança de Málaga Espanha

Professora no Conservatório Superior de Dança de Málaga, Espanha. Estudante do último ano do programa de doutorado em Educação e Comunicação Social, da Universidade de Málaga, Espanha.

Óscar Romero Ramos, Departamento de Didáctica das Línguas, Artes e Desporto, Universidade de Málaga, Andalucía-Tech, Málaga, Espanha.


Departamento de Didáctica das Línguas, Artes e Desporto, Universidade de Málaga, Andalucía-Tech, Málaga, Espanha.

Publicado

2019-12-26

Como Citar

FERNÁNDEZ GARCÍA, J. C.; GARCÍA MOLERO, H.; ROMERO RAMOS, Óscar. A GESTÃO DO TEMPO COMO COMPETÊNCIA DOCENTE NA CLASSE DE DANÇA CLÁSSICA. Movimento, [S. l.], v. 25, p. e25100, 2019. DOI: 10.22456/1982-8918.89401. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/89401. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais