CAMINHADA DO PRIVILÉGIO E AS CAUSAS PERCEBIDAS DA DESIGUALDADE SOCIAL: UM DEBATE COM ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Mariana Costa Loiola, Heytor de Queiroz Alves, Mariana Fonseca Vaz, Alexandre Palma de Oliveira, Luís Aureliano Imbiriba, Adriana Ribeiro de Macedo

Resumo


Colocar em perspectiva as representações sociais não é tarefa fácil. Neste trabalho, as percepções de dez estudantes de Educação Física antes e após a Caminhada do Privilégio – dinâmica que representa a trajetória de vida dos participantes através de passos – foram analisadas visando compreender os efeitos da atividade sobre o grupo a partir das percepções de suas posições sociais, dos fatores atribuídos a tais posições e das mudanças de perspectiva desencadeadas pela Caminhada do Privilégio. Os estudantes estimaram corretamente suas posições finais na Caminhada, porém esperavam encontrar pouca diferença entre eles, decorrente do esforço individual e do acesso a direitos e privilégios. Contudo, após a Caminhada do Privilégio, observaram uma grande distância entre eles e questões como gênero, orientação sexual, apoio familiar e condição econômica foram percebidas como centrais. O racismo foi citado, mas de forma reservada, em questionário, indicando a dificuldade de debate aberto de temas sociais.

 


Palavras-chave


Estudantes. Educação Física. Emoções. Percepção social.

Texto completo:

PDF-POR


DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.88644

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

 

 


Movimento
Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | UFRGS
Endereço: Rua Felizardo, 750, Jardim Botânico, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, CEP 90690-200
E-mail: movimento@ufrgs.br
 

Bases de Dados Indexadoras

 

                                      

 

Apoio

 

        

 

Licença de cópias e declaração de boas práticas de avaliação

 

 Licença Creative CommonsSan Francisco Declaration on Research Assessment