MODELOS DE AÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE UMA ESCOLA PROFISSIONALIZANTE

José Ângelo Gariglio

Resumo


O trabalho relata alguns dos resultados de um estudo realizado com professores de Educação Física de uma Escola Profissionalizante. Mais especificamente, versa sobre o conjunto das percepções que docentes de Educação de Física de uma Escola Profissionalizante têm sobre o seu trabalho docente na escola, a partir de modelos de estruturação da ação profissional, edificados dentro de um campo disciplinar específico: a Educação Física.  Conclui, mostrando que a prática pedagógica em EF na escola é detentora de uma natureza singular, produtora de um conjunto de representações singulares acerca do papel da EF e de seus professores, representações essas que servem para definir, estruturar e orientar a atuação desses docentes em situações de ação.


Palavras-chave


Educação Física. Docentes. Prática profissional.



DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.8711



 

 


Movimento
Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | UFRGS
Endereço: Rua Felizardo, 750, Jardim Botânico, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, CEP 90690-200
E-mail: movimento@ufrgs.br
 

Bases de Dados Indexadoras

 

                                      

 

Apoio

 

        

 

Licença de cópias e declaração de boas práticas de avaliação

 

 Licença Creative CommonsSan Francisco Declaration on Research Assessment