OS SIGNIFICADOS DAS ATIVIDADES DA CULTURA CORPORAL E OS OBJETOS DE ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Carolina Picchetti Nascimento Universidade de São Paulo -FE

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.77157

Palavras-chave:

Educação Física. Ensino. Cultura. Conhecimento.

Resumo

Discuto neste ensaio uma conceituação sobre os objetos de ensino da Educação Física a partir da sistematização dos significados das atividades da cultura corporal. Assumindo a dança como um exemplar para a análise, apresento alguns critérios teórico-metodológicos para a proposição dos significados da cultura corporal em uma perspectiva histórico-cultural. Considerando que essas atividades possuem uma dimensão autônoma (o que não quer dizer independente) das determinações sociais de gênero, classe, etnia etc., destaco como eixo dessa sistematização aquelas características relacionadas à singularidade formativa, ou ao “fazer criador”, que a dança, o jogo, a luta e a ginástica têm ou podem vir a ter para os sujeitos que ensinam e aprendem tais atividades na escola.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-06-24

Como Citar

NASCIMENTO, C. P. OS SIGNIFICADOS DAS ATIVIDADES DA CULTURA CORPORAL E OS OBJETOS DE ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA. Movimento, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 677–690, 2018. DOI: 10.22456/1982-8918.77157. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/77157. Acesso em: 18 mar. 2024.

Edição

Seção

Ensaios

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.