EPISTEMOLOGIA EM QUESTÃO: A EDUCAÇÃO FÍSICA NA VISÃO DOS PÓS-GRADUANDOS DA FEF-UNICAMP

Autores

  • Mariella Brighenti Bortoluzzi Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) http://orcid.org/0000-0003-3201-9710
  • Arnaldo Leitão IFSUL de Minas
  • Flávia Martinelli Ferreira UnB
  • Mariana Zuaneti Martins UFES
  • Elaine Prodócimo Unicamp.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.75539

Palavras-chave:

Conhecimento. Formação de conceito. Educação Física. Programas de pós-graduação.

Resumo

O estudo analisou as concepções de Educação Física de mestrandos e doutorandos de um programa de pós-graduação. A pesquisa de cunho qualitativo e quantitativo foi desenvolvida por meio de questionário respondido por alunos do programa da Faculdade de Educação Física da Unicamp. Os dados foram organizados e analisados recorrendo ao programa Interface de R pourles Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (Iramuteq), e a uma análise hermenêutica. Os resultados obtidos nos permitem perceber: o caráter multidisciplinar da Educação Física e concepções que refletem um direcionamento à intervenção social e/ou voltadas ao campo científico como uma racionalidade que fundamenta a prática social, havendo diferenças entre esses dois aspectos de acordo com a área de investigação do respondente. Tais posições demonstram as disputas que permeiam o campo da pós-graduação em Educação Física, como reflexo do debate epistemológico travado nas últimas décadas, reforçando dualismos e apontando possibilidades com vistas ao diálogo.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariella Brighenti Bortoluzzi, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Doutoranda na Faculdade de Educação Física da 

Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

 

Arnaldo Leitão, IFSUL de Minas

Doutorando Unicamp e professor IFSUL de Minas Flávia

Flávia Martinelli Ferreira, UnB

Doutoranda UnB.

Mariana Zuaneti Martins, UFES

Professora na UFES.

Elaine Prodócimo, Unicamp.

Professora Livre Docente Universidade Estadual de Campinas

Downloads

Publicado

2018-03-29

Como Citar

BORTOLUZZI, M. B.; LEITÃO, A.; FERREIRA, F. M.; MARTINS, M. Z.; PRODÓCIMO, E. EPISTEMOLOGIA EM QUESTÃO: A EDUCAÇÃO FÍSICA NA VISÃO DOS PÓS-GRADUANDOS DA FEF-UNICAMP. Movimento, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 237–250, 2018. DOI: 10.22456/1982-8918.75539. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/75539. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.