JOGOS TEATRAIS COM DROGADICTOS: UMA INVESTIGAÇÃO-AÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Sara Noêmia Cavalcanti Correia Prefeitura Municipal de João Pessoa
  • Pierre Normando Gomes-da-Silva UFPB

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.73526

Palavras-chave:

Educação Física. Jogos experimentais. Usuários de drogas.

Resumo

Este estudo objetivou investigar e descrever os significados relacionados ao Bem-estar Subjetivo relatados por drogadictos quando expostos a um programa de aulas com jogos teatrais. É uma pesquisa com abordagem qualitativa do tipo investigação-ação. Dezoito jovens internos na Comunidade Terapêutica Fazenda da Esperança, em Alhandra/PB, fizeram parte deste estudo. Para realizar as observações foram aplicados um Roteiro de Observação de aula e o Roteiro de Entrevista Semiestruturada. Os jogos foram gravados em vídeo e os depoimentos das entrevistas em áudio. Foi possível observar e descrever com mais frequência relatos emocionais de bem-estar, liberdade para se expressar, alegria, felicidade e sentir-se vinculado ao grupo. Acredita-se que tais significados são justificados pela junção de estruturas pedagógicas de aula em que os momentos são didaticamente organizados em Sentir, Reagir e Refletir conjuntamente aplicados ao método Viola Spolin de jogos teatrais, com estruturação pela Pedagogia da Corporeidade.

 

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Biografia do Autor

Sara Noêmia Cavalcanti Correia, Prefeitura Municipal de João Pessoa

Professora mestra em Educação Física da Prefeitura Municipal de João Pessoa-Paraíba.

Pierre Normando Gomes-da-Silva, UFPB

Professor Doutor no Programa Associado em Educação Física da Universidade Federal da Paraíba

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Publicado

2018-09-30

Como Citar

CORREIA, S. N. C.; GOMES-DA-SILVA, P. N. JOGOS TEATRAIS COM DROGADICTOS: UMA INVESTIGAÇÃO-AÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA. Movimento, [S. l.], v. 24, n. 3, p. 917–930, 2018. DOI: 10.22456/1982-8918.73526. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/73526. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais