COEDUCAÇÃO E EXPERIÊNCIAS POSITIVAS. CONTRIBUIÇÕES PARA A CONVIVÊNCIA A PARTIR DA EXPRESSÃO MOTRIZ COOPERATIVA

Autores

  • Unai Sáez de Ocáriz Granja INEFC Barcelona - Universidad de Barcelona
  • Jorge Serna Bardavio INEFC Lleida - Universidad de Lleida
  • Pere Lavega Burgués INEFC Lleida - Universidad de Lleida
  • Antoni Costes Rodríguez INEFC Lleida - Universidad de Lleida
  • Jaume March Llanes Facultad de Ciencias de la Educación, Psicología y Trabajo Social. Universidad de Lleida

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.72419

Palavras-chave:

Afeto. Análise quantitativa. Prazer. Educação Física.

Resumo

Criar experiências positivas em Educação Física é um dos aspectos chave para favorecer a educação de relações interpessoais. Este estudo examinou o efeito das situações motrizes de expressão cooperativas (SMEC) sobre os estados de ânimo (EA) de universitários ao participarem em grupos separados e mistos. Participaram 81 alunos (22 meninas e 59 meninos) do curso de graduação em Ciências da Atividade Física e Esporte (INEFC Barcelona). Ao início e ao final de cada sessão os participantes preencheram o questionário POMS. A análise estatística mediante equações de estimativa generalizadas mostrou que em ambos os grupos melhorou os EA dos participantes. Os valores de tensão-ansiedade e depressão-abatimento foram mais favoráveis nos grupos mistos; enquanto pontuação global, vigor-atividade e fadiga-imobilidade foram superiores para os grupos separados. Os resultados confirmam a contribuição das SMEC para a criação de ambientes positivos e a melhora da convivência em e entre ambos os gêneros.

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Publicado

2017-09-30

Como Citar

SÁEZ DE OCÁRIZ GRANJA, U.; SERNA BARDAVIO, J.; LAVEGA BURGUÉS, P.; COSTES RODRÍGUEZ, A.; MARCH LLANES, J. COEDUCAÇÃO E EXPERIÊNCIAS POSITIVAS. CONTRIBUIÇÕES PARA A CONVIVÊNCIA A PARTIR DA EXPRESSÃO MOTRIZ COOPERATIVA. Movimento, [S. l.], v. 23, n. 3, p. 1053–1064, 2017. DOI: 10.22456/1982-8918.72419. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/72419. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais