Leituras para (Re)Pensar o Trabalho Coletivo dos Professores de Educação Física

Autores

  • Fabiano Bossle
  • Vicente Molina Neto

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.6877

Palavras-chave:

Literatura de Revisão como Assunto. Docentes. Educação Física Escolar.

Resumo

Este artigo é uma revisão bibliográfica sobre o trabalho coletivo na educação física escolar brasileira. O objetivo é revisar nas produções da Área de Conhecimento da Educação Física e Ciências do Esporte as abordagens sobre o trabalho coletivo. Foram analisados os anais de três congressos da área de conhecimento da educação física e ciências do esporte nos anos de 2006 e 2007, livros e teses e dissertações. Foi possível identificar o contexto em que emerge as discussões sobre trabalho coletivo na educação física escolar brasileira e o espaço que esta temática tem ocupado na produção desta Área de Conhecimento nos dias de hoje, bem como, uma “simbiose” entre trabalho coletivo na educação física e propostas político-pedagógicas fundamentadas na horizontalização das relações na escola.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiano Bossle

Possui graduação em Educação Física - Licenciatura plena pela Faculdade de Ciências da Saúde do Instituto Porto Alegre da Igreja Metodista (1991), especialização em Ciências do Esporte pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995), mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003) e doutorado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande Sul (2008). Atualmente é professor assistente do Centro Universitário Univates, professor da Faculdade Cenecista de Osório e professor de educação física da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: prática pedagógica em educação física, metodologia do ensino da educação física escolar, planejamento de ensino, formação de professores. Centro Universitário Univates

Vicente Molina Neto

Professor de Graduação e Pós-Graduação da EsEF da UFRGS

Publicado

2009-03-31

Como Citar

BOSSLE, F.; MOLINA NETO, V. Leituras para (Re)Pensar o Trabalho Coletivo dos Professores de Educação Física. Movimento, [S. l.], v. 15, n. 3, p. 89–107, 2009. DOI: 10.22456/1982-8918.6877. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/6877. Acesso em: 18 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais