DEZ ANOS DE PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: A PRÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA VISÃO DOS SEUS ATORES

Lilian Cristina Gramorelli, Marcos Garcia Neira

Resumo


O estudo averiguou possíveis apropriações dos pressupostos teórico-metodológicos contidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Educação Física pelos professores atuantes nos anos finais do Ensino Fundamental. A análise da publicação oficial permitiu identificar encaminhamentos didáticos diferenciados com relação àqueles que compunham a tradição da área. A partir desses elementos e recorrendo ao método projetivo, desenvolveu-se uma entrevista com grupo focal. Os dados obtidos apontam percepções docentes que reconfiguram a prática educativa. A interpretação dos resultados permitiu constatar que as concepções dos professores se aproximam das proposições contidas no documento oficial, mesmo que nenhuma alusão tenha sido feita.

Palavras-chave


Educação Física. Ensino fundamental. Currículo. Aprendizagem



DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.6863

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