FACES DA GYMNASTICA E DA EDUCAÇÃO PHYSICA NAS ESCOLAS DO RIO GRANDE DO SUL NAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX

Vanessa Bellani Lyra, Janice Zarpellon Mazo, Tuany Defaveri Begossi

Resumo


O estudo buscou investigar como ocorreu a conformação da Ginástica e da Educação Física no contexto escolar sul-rio-grandense nas primeiras décadas do século XX. Como parte de um processo educacional mais amplo, desde a emergência do regime Republicano, a Ginástica e a Educação Física foram medidas adotadas na escola. Para compreender este processo numa perspectiva sócio-histórica, foram examinados documentos escritos, além de ter sido realizada a revisão bibliográfica. A análise das fontes identificou que as noções de Ginástica, Higiene Escolar e modernização se cruzaram nas primeiras décadas do século XX, momento em que ocorreu a entrada efetiva da Educação Física no ambiente escolar sul-rio-grandense.

 


Palavras-chave


História. Educação Física. Ginástica. Saúde escolar.

Texto completo:

PDF-POR


DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.67425

Direitos autorais 2016 Movimento (ESEFID/UFRGS)



 

 


Movimento
Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | UFRGS
Endereço: Rua Felizardo, 750, Jardim Botânico, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, CEP 90690-200
E-mail: movimento@ufrgs.br
 

Bases de Dados Indexadoras

 

                            

 

Apoio

 

        

 

Licença de cópias e declaração de boas práticas de avaliação

 

 Licença Creative CommonsSan Francisco Declaration on Research Assessment