ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Arestides Pereira da Silva Júnior, Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira

Resumo


O objetivo desta pesquisa do tipo revisão sistemática foi analisar a produção do conhecimento sobre o Estágio Curricular Supervisionado na formação de professores de Educação Física. Constatou-se que: há predomínio das publicações em periódicos B1 e B2 (48,7%); a produção na área é recente, com maior quantidade de publicações entre 2011-2015 (76,9%); os artigos classificados como de Intervenção foram os mais publicados (51,3%); a temática Formação foi a que teve maior incidência (48,7%); quanto ao tipo de pesquisa, os Estudos de Caso foram predominantes (41%); as análises Qualitativas são amplamente mais utilizadas (89,8%); Entrevistas (25,6%) e Questionários (23,1%) foram os Instrumentos mais empregados. Conclui-se que houve aumento na produção do conhecimento sobre essa temática nos últimos anos, contudo, ressalta-se a importância do fortalecimento das produções, objetivando acesso a periódicos mais bem classificados no sistema de avaliação.

 


Palavras-chave


Revisão. Estágios. Educação Física. Atividades científicas e tecnológicas.

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DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.67071

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