CARREIRA DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA: HISTÓRIA DE VIDA DE UMA PROFESSORA EMÉRITA

Luana Jaqueline da Silva, Alexandra Folle, Gelcemar Oliveira Farias, Alzira Isabel da Rosa

Resumo


Este estudo analisou as implicações dos percursos pessoal, formativo e profissional no desenvolvimento da carreira docente de uma professora de Educação Física na fase emérita. Na coleta das informações utilizou-se uma entrevista semiestruturada, a qual foi analisada pela técnica de análise de conteúdo. A história de vida da professora ilustra os entrelaçamentos dos percursos de desenvolvimento, em que o percurso pessoal é marcado pelo afastamento da família em prol dos estudos e do trabalho e o formativo representado pelo encantamento com o curso de formação inicial e pela constante atualização por meio dos processos de formação continuada em serviço e em prol da melhoria da prática pedagógica, enquanto o percurso profissional é sustentado pelos momentos significativos vivenciados ao longo de cinco ciclos de vida docente.

 


Palavras-chave


Escolha da profissão. Estágios do ciclo de vida. Docentes. Educação Física e Treinamento.

Texto completo:

PDF-POR


DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.66937

Direitos autorais 2018 Movimento (ESEFID/UFRGS)



 

 


Movimento
Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | UFRGS
Endereço: Rua Felizardo, 750, Jardim Botânico, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, CEP 90690-200
E-mail: movimento@ufrgs.br
 

Bases de Dados Indexadoras

 

                            

 

Apoio

 

        

 

Licença de cópias e declaração de boas práticas de avaliação

 

 Licença Creative CommonsSan Francisco Declaration on Research Assessment