A AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A INCLUSÃO DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA: PERSPECTIVA DE PROFESSORES BRASILEIROS

Autores

  • Maria Luíza Tanure Alves Faculdade de educação Física - FEF -UNICAMP, Campinas, Brasil.
  • Jalusa Andreia Storch Faculdade de Educação física - FEF - UNICAMP
  • Gabriela Harnisch Faculdade de Educação física - FEF - UNICAMP, Campinas, Brasil.
  • Aline Miranda Strapasson Faculdade de Educação física - FEF - UNICAMP, Campinas, Brasil.
  • Otávio Luis Piva da Cunha Furtado Faculdade de Educação física - FEF - UNICAMP, Campinas, Brasil.
  • Lauren Lieberman The College at Brockport, State University of New York, Brockport, United States.
  • José Júlio Gavião de Almeida Faculdade de Educação física - FEF - UNICAMP, Campinas, Brasil.
  • Edison Duarte Faculdade de Educação física - FEF - UNICAMP, Campinas, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.66851

Palavras-chave:

Educação Física. Inclusão educacional. Educação especial. Crianças com deficiência.

Resumo

O estudo teve como objetivo analisar o conceito de inclusão dos professores de Educação Física e determinar os aspectos positivos e negativos em suas aulas. Foram realizadas entrevistas com 18 professores de Educação Física que trabalham em escolas públicas brasileiras. Os dados coletados foram analisados utilizando-se o método de análise de conteúdo, em busca de temas emergentes. Os resultados mostraram que a inclusão é compreendida pelos professores como participação e aprendizagem para todas as crianças e não apenas para aqueles com deficiência. Os esportes coletivos foram relatados como o principal desafio para a inclusão de alunos com deficiência. Programas de formação inicial e de capacitação continuada para os professores precisam propor práticas pedagógicas eficazes para promover a inclusão, levando a reestruturação da formação de professores de Educação Física.

 

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Biografia do Autor

Maria Luíza Tanure Alves, Faculdade de educação Física - FEF -UNICAMP, Campinas, Brasil.

Professora Doutora no Departamento de Estudos da Atividade Física Adaptada na Faculdade de Educação Física, FEF - UNICAMP.

Jalusa Andreia Storch, Faculdade de Educação física - FEF - UNICAMP

Doutoranda pela Faculdade de Educação Física - FEF -UNICAMP

Gabriela Harnisch, Faculdade de Educação física - FEF - UNICAMP, Campinas, Brasil.

Doutoranda pela Faculdade de Educação Física - FEF -UNICAMP

Aline Miranda Strapasson, Faculdade de Educação física - FEF - UNICAMP, Campinas, Brasil.

Doutorado em Atividade Física Adaptada pela Faculdade de Educação Física -FEF-UNICAMP.

Otávio Luis Piva da Cunha Furtado, Faculdade de Educação física - FEF - UNICAMP, Campinas, Brasil.

Doutorado em Atividade Física Adaptada pela Faculdade de Educação Física -FEF-UNICAMP.

Lauren Lieberman, The College at Brockport, State University of New York, Brockport, United States.

Co-Director of The Institute of Movement Studies for Individuals with Visual Impairments 
The College at Brockport
Kinesiology, Sport Studies and Physical Education

José Júlio Gavião de Almeida, Faculdade de Educação física - FEF - UNICAMP, Campinas, Brasil.

Professor Doutor no Departamento de Estudos da Atividade Física Adaptada na Faculdade de Educação Física - FEF - UNICAMP.

Edison Duarte, Faculdade de Educação física - FEF - UNICAMP, Campinas, Brasil.

Professor Titular no Departamento de Estudos da Atividade Física Adaptada na Faculdade de Educação Física - FEF - UNICAMP.

Publicado

2017-11-25

Como Citar

TANURE ALVES, M. L.; STORCH, J. A.; HARNISCH, G.; STRAPASSON, A. M.; FURTADO, O. L. P. da C.; LIEBERMAN, L.; ALMEIDA, J. J. G. de; DUARTE, E. A AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A INCLUSÃO DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA: PERSPECTIVA DE PROFESSORES BRASILEIROS. Movimento, [S. l.], v. 23, n. 4, p. 1229–1244, 2017. DOI: 10.22456/1982-8918.66851. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/66851. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais