“DANÇARINOS SACERDOTES” NA LITURGIA CRISTÃ: UM REGISTRO DE CONFLITOS CULTURAIS NA DANÇA LITÚRGICA

Autores

  • Bertyza Carvalho Falção Fernandes Universidade Federal da Paraíba
  • Fábio Luís Santos Teixeira Universidade Federal da Paraíba
  • Iraquitan de Oliveira Caminha Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.66657

Palavras-chave:

Dança. Identidade de gênero. Observação. Cristianismo.

Resumo

Este artigo apresenta um estudo qualitativo descritivo, realizado na 9ª Escola de Capacitação Ministerial por meio de observação participante. O objetivo foi investigar as restrições e dificuldades enfrentadas pelos “dançarinos sacerdotes” na prática da Dança Litúrgica Cristã e quais estratégias eles utilizam para continuar atuando nesse campo social, a partir de uma incursão de campo (nove dias) orientada pelos fundamentos antropológicos da análise situacional, através das ideias de Bourdieu. Entre as observações mais relevantes, destaca-se que um dos maiores conflitos enfrentados é a não aceitação social da dança praticada por eles. Como forma de resistência, continuam dançando, utilizando-se de estratégias, como o desenvolvimento do capital cultural e da vocação para o sacerdócio.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bertyza Carvalho Falção Fernandes, Universidade Federal da Paraíba

Graduada no curso de Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal da Paraíba. Mestre em Educação Física pelo Programa Associado de Pós-graduação Universidade de Pernambuco/Universidade Federal da Paraíba, atuando na linha de pesquisa Estudos socioculturais em Educação Física. Participa do Grupo de Pesquisa LAISTHESIS - Laboratório de Estudos sobre Corpo, Estética e Sociedade da Universidade Federal da Paraíba, trabalhando com temas ligados ao corpo, estética  dança e dança liturgica. E atualmente é professora substituda do Departamento de Educação Física da Universidade Federal da Paraíba, lecionando as disciplinas de Educação Física e Saúde, Pedagogia do Ensino da dança e Dança nos cursos de licenciatura e bacharelado em Educação Fìsica.  

Fábio Luís Santos Teixeira, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física (2005), é doutorando em Educação Física e Mestre na linha de pesquisa Estudos socioculturais do movimento humano pela UPE/UFPB. Tem especialização pela Universidade Gama Filho em Reabilitação Cardíaca. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase nos estudos socioculturais do movimento humano Possui pós-graduação em Docência de Filosofia e Sociologia pelo Instituto Salesiano de Filosofia (INSAF). Na graduação atuou como professor substituto no curso de bacharelado em Educação Física da Universidade Federal de Pernambuco nas disciplinas Prática de ensino 1 e 2. Também atuou como docente no curso de Gestão de Recursos Humanos lecionando as disciplinas Ética e Metodologia Científica. No curso de Educação Física da mesma instituição lecionou História e Filosofia da Educação Física, Sociologia da Educação Física, Estágio de docência e Trabalho de Conclusão de curso. No curso de Fotografia lecionou a disciplina Sociologia Visual. Atuou ainda na pós-graduação lato sensu oferecendo a disciplina Qualidade de Vida nas Organizações.

Iraquitan de Oliveira Caminha, Universidade Federal da Paraíba

Graduado em Educação Física pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Graduado em Psicologia pelos Institutos Paraibanos de Educação (1990). Graduado em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (1995). Mestre em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (1996). Doutor em Filosofia pela Université Catholique de Louvain (2001). Atualmente, é professor-pesquisador do Departamento de Educação Física, do Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Estadual de Pernambuco/Universidade Federal da Paraíba e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal da Paraíba. Autor do livro O distante-próximo e o próximo-distante: corpo e percepção na filosofia de Merleau-Ponty (Editora da UFPB, 2010), Escritos diversos no universo do corpo, educação, psicanálise e filosofia (LiberArs 2015) e de vários artigos e capítulos de livros sobre Corpo, Educação, Psicanálise e Filosofia.

Downloads

Publicado

2017-06-21

Como Citar

FERNANDES, B. C. F.; SANTOS TEIXEIRA, F. L.; CAMINHA, I. de O. “DANÇARINOS SACERDOTES” NA LITURGIA CRISTÃ: UM REGISTRO DE CONFLITOS CULTURAIS NA DANÇA LITÚRGICA. Movimento, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 771–782, 2017. DOI: 10.22456/1982-8918.66657. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/66657. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ensaios