PREOCUPAÇÕES DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: REFLEXÕES ACERCA DE ESTUDOS RELACIONADOS À TEMÁTICA

Renato Daniel Trusz, Gelcemar Oliveira Farias, Alexandra Folle, Jorge Both

Resumo


Este ensaio apresenta reflexões acerca das preocupações de professores. A partir da apresentação da Teoria de Fuller e colaboradores, que fundamenta os estudos empíricos realizados com estudantes-estagiários e professores na realidade nacional e internacional, objetivou-se refletir sobre o enriquecimento e o aprofundamento das pesquisas relacionadas à temática. A literatura consultada revela tanto a necessidade de observação das mudanças sofridas pela sociedade desde que a Teoria das preocupações de professores foi elaborada e redimensionada quanto a necessidade de se observar questões relacionadas ao gênero, ao contexto de atuação e aos métodos, para assim se aferirem as preocupações com maior exatidão.


Palavras-chave


Docentes. Educação Física e treinamento. Preocupações. Escolas.

Texto completo:

PDF-POR


DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.64971



 

 


Movimento
Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | UFRGS
Endereço: Rua Felizardo, 750, Jardim Botânico, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, CEP 90690-200
E-mail: movimento@ufrgs.br
 

Bases de Dados Indexadoras

 

                                      

 

Apoio

 

        

 

Licença de cópias e declaração de boas práticas de avaliação

 

 Licença Creative CommonsSan Francisco Declaration on Research Assessment